Estação do Feto

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

A reestruturação produtiva e industrial, as inovações tecnológicas de base microeletrônica, a acentuada competitividade e a busca da qualidade de vida afetaram substancialmente as relações de trabalho, com repercussões sobre o binômio Saúde e Trabalho. Esses desafios estabelecem a necessidade de uma nova forma de compreensão dessas relações e propõem uma nova prática de atenção à segurança e à saúde dos trabalhadores, com intervenção nos ambientes e processos de trabalho, a fim de estimular a produção e a prevenção da saúde, a busca do elevado padrão de qualidade de vida laboral, com reflexos sobre a produtividade das organizações.
      O Curso Técnico em Segurança do Trabalho vem ao encontro da necessidade da formação do Técnico numa perspectiva de totalidade, o que significa recuperar a importância de trabalhar com os alunos os fundamentos científicos-tecnológicos presentes nas disciplinas da Formação Específica, evitando a compartimentalização na construção do conhecimento.
     A proposta caminha para uma formação onde a teoria e prática possibilitam aos alunos compreenderem a realidade para além de sua aparência onde os conteúdos não tem fins em si mesmos porque se constituem em sínteses da apropriação histórica da realidade material e social pelo homem.
A organização dos conhecimentos, no Curso Técnico em Segurança do Trabalho enfatiza o resgate da formação humana onde o aluno, como sujeito histórico, produz sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa.

OBJETIVOS
a) Formar profissionais qualificados em Segurança do Trabalho, criativos e atentos às necessidades de adaptação às mudanças da sociedade em transformação.
b) Valorizar a educação como processo seguro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de sistema social mais competitivo e globalizado;
c) Desenvolver o auto conhecimento, para melhorar a adaptação sócio-educacional e oportunizar ao aluno possibilidades de maior domínio técnico e científico;
d) Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.



Organização Curricular

1  ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
2  COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
3  DESENHO ARQUITETÔNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
4  DOENÇAS OCUPACIONAIS
5  ERGONOMIA
6  FUNDAMENTOS DO TRABALHO
7  HIGIENE DO TRABALHO
8  LEGISLAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
9  PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS E PERDAS
10  PREVENÇÃO A SINISTROS COM FOGO
11  PRIMEIROS SOCORROS
12  PROCESSO INDUSTRIAL E SEGURANÇA
13  PROGRAMAS DE CONTROLE E MONITORAMENTO
14  PSICOLOGIA DO TRABALHO
15  SAÚDE DO TRABALHADOR
16  SEGURANÇA DO TRABALHO
17  TÉCNICAS DE UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO 


 

* Estágio Supervisionado